Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

terça-feira, 22 de setembro de 2009

José Raul Capablanca



Dentre as muitas definições de inteligência, uma delas é a “capacidade de se adquirir conhecimentos ou compreendê-los e usar em situações novas".Os psicólogos, contudo, diferem entre si sobre a própria definição e a função da inteligência.
Voltando os olhos para a história, nos deparamos com personagens de inteligências inexplicáveis, e quase somos tentados a convir com Platão que "conhecer" é apenas reaver  conhecimentos que já nos pertenciam.

Arquimedes (287-212 a.C), praticamente encerrado em Siracusa, sozinho, sem nenhum interlocutor, foi capaz de inventar a bomba hidráulica, descobrir as leis da hidróstática e antecipar o cálculo integral. Os seus estudos de ótica permitiram adiar a invasão romana através de engenhosas lentes com as quais capturavam os raios do sol e os faziam incidir sobre os navios da frota romana, incendiando-os. E Leonardo da Vinci (1452-1519)? Como compreender a sua majestosa inteligência? Leonardo antecipou muitas descobertas dos tempos modernos: Em anatomia ele estudou a circulação do sangue e dos olhos, invadindo, clandestino, cemitérios à noite para dissecar cadáveres; determinou a função da lua nas marés, elaborou teorias sobre a formação dos continentes; desenhou metralhadoras, helicópteros, escafandros; estudou ainda, música("a música é a modelagem do invisível!"), botânica, entomologia (existe uma observação dele sobre as efemérides, insetos que têm um cico de vida de 24 horas: "volta e vai aprender a tua lição na natureza"!), pintura, escultura, engenharia, fisiologia, física, astronomia.  Em muitas áreas do conhecimento, essas "mentes luminescentes", surgiram inesperadamente: Gauss, na matemática, resolvendo um complicado cálculo com quatro anos de idade; Mozart, na música, compondo um minueto antes dos quatro anos!
“O bom jogador sempre tem sorte”! Capablanca.
Continue lendo...

Nenhum comentário: