Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Comunicado CBX

Comunicado CBX nº 43/2009 - Orientação - Arbitragem

  Vitória (ES), 30 de Setembro de 2009.
Aos
Árbitros de Competições CBX/FIDE



A promoção efetuada com retirada do peão da 7ª (ou 2ª) e colocação da nova peça (dama, torre, bispo ou cavalo) na 8ª (ou 1ª) fileira deve ser considerada como lance legal. Consequentemente, não deve haver intervenção do árbitro, nem o jogador deve ser penalizado.  Esta orientação deve-se ao fato de os novos tabuleiros eletrônicos estarem também programados para aceitar a promoção acima descrita. O ritual recomendado é o previsto no artigo 3.7, alínea e, da lei do xadrez. A promoção é considerada como lance ilegal nos casos de substituição do peão por torre de ponta-cabeça e de manutenção do peão na 8ª (ou 1ª) sem substituí-lo pela peça escolhida, bem como nos demais casos que contrariem o ritual legal.



Pablyto Robert

Presidente da CBX

Fonte: CBX

Nenhum comentário: