Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Xadrez nos momentos importantes da História

Século III A.C.

O General Xin Han, nascido em 277 A.C. em Huai-yin (na atual Província de Jiangsu), em sua vida atravessou os tempos tumultuados do chamado “Período da Guerra dos Estados” (481-221 A.C.) e também da Dinastia Qin (221-206 A.C.) e ainda atuou na igualmente contenciosa Dinastia Hàn (206-220 A.C.). Ele é simplesmente o mais exitoso militar, o mais famoso guerreiro-conquistador da história imperial da China, um longo e
imenso registro, ao mesmo tempo impressionante e intimidativo,que abrange eras de 4 a 5 mil anos da vida desse povo oriental, em todos os seus aspectos,. Não há menção nas mais do que completas enciclopédias e crônicas antigas sobre o “país amarelo” de que o General HÁN tenha sofrido alguma derrota em sua longa carreira de combates, ou deixado de realizar alguma missão atribuída a ele pelo príncipe ou imperador a quem servia. De fato, seu currículo militar e êxitos bélicos foram tão destacados que ele próprio poderia ter se tornado Imperador da China, se tivesse substituído sua lealdade absoluta por ambição política ou sonhos de poder total.Ele também escreveu, entre os anos de 202-196 A.C., uma obra em 3 volumes chamada “A Arte da Guerra” (mesmo título de duas outras antologias já clássicas a seu tempo: a de Tse SUN e a do “Grande Duque”) que, infelizmente, não foi preservada. A versão da origem do xadrez ligada a Xin Han, tem inicio durante o rigoroso inverno de 204-203 A.C. Saiba mais!