Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O início do Xadrez nas escolas do Brasil

Cita-se freqüentemente que o primeiro curso de xadrez escolar foi implantado no país em 1967, na cidade paulista de Araraquarara, sob a responsabilidade de Taya Efremoff, uma enxadrista duplamente pioneira por ter sido a primeira mulher no Brasil a atingir a condição de Mestre Nacional e também ter sido uma “postalista” (xadrez postal) de primeira hora. Taya organizou um curso para alunos de certas classes da 3ª e 4ª séries do primeiro grau, numa escola daquele município. Como há grandes hiatos no registro de experiências no campo do xadrez escolar no Brasil, passemos para fins dos anos de 1970, no Rio de Janeiro - RJ. Lá, vamos encontrar um projeto quase suntuoso, batizado de “Cuca Legal”, que tinha como núcleo-sede o Colégio Pedro II, uma escola federal (depois de uma passagem por um pequeno clube sócioesportivo do subúrbio, o Esporte Clube Garnier), com amplas instalações em sua seção São Cristóvão. Saiba mais!