Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Xadrez e suas definições

É comum ao falarmos em xadrez como um esporte, algumas pessoas divergirem sobre esta definição. O mesmo vale quando o consideramos como arte ou uma ciência.Levantemos então análise sobre estas definições. Consultando um dicionário e levantando argumentos vamos ver se estas divergências “fazem” algum sentido. Para a primeira definição, temos jogo.Entre as muitas definições de jogo, encontramos:
JOGO: 1. Ação ou efeito de jogar. 2. Atividade física ou MENTAL, geralmente coletiva, determinada por regras que definem vencedores e perdedores.
De fato, o xadrez é um jogo, pois é uma atividade mental, determinada por regras, onde encontramos vitórias e derrotas.
A segunda definição: esporte. Temos:
ESPORTE:
1.Qualquer prática de exercícios físicos, regulamentada, visando aperfeiçoamento físico dos participantes; desporte, desporto. 2. Distração, ENTRETENIMENTO.
Para muitos a única definição que importa é a 1º. E isso cria restrição do próprio significado da palavra. Se observarmos o xadrez além dos tempos, constataremos que o mesmo servia de uma distração, de entretenimento para muitas pessoas.Hoje infelizmente para muitos esse papel é ocupado por novelas. Logo, o xadrez é um esporte. Seguindo, temos arte. Para as muitas definições de tal temos:
ARTE:
1.Capacidade humana de aplicação prática de idéias. 2. Atividade de expressão estética de sensações e idéias. 3. Conjunto de regras essenciais ao domínio de uma habilidade. 4. Jeito, habilidade.
Bem, o que é xadrez que não a aplicação de idéias?! De planos?! Quantas expressões estéticas de sensações e idéias não temos no xadrez?! Quantas não são as regras essenciais ao domínio de uma boa abertura, de finais, de meio-jogo e demais? Quantos jogadores habilidosos não existem?
Diante de tais argumentações, concluímos sem ressalva xadrez é arte.
Adiante, temos uma bem criticada:
CIÊNCIA:
1. Conjunto de conhecimento sistematizados, obtidos mediante a aplicação de observação e do método experimental, e que tem como objeto os seres vivos, o comportamento individual e coletivo do homem, etc. 3. Saber que se adquire pela leitura, experiência, etc. 4. Saber teórico e técnico que se adquire para o exercício de uma atividade.
Lasker foi um dos que aplicaram a 1º definição, abrindo portas para o que hoje conhecemos como jogo psicológico. Xadrez é um estudo contínuo, que se aprende pela leitura (teoria) e pelos métodos “experimentais” (prática/ torneio). E estudamos para jogar melhor!
Assim xadrez é uma ciência, e se o mesmo é um esporte podemos o chamar de esporte-ciência.
Antes de concluir, vamos observar uma última definição. Esta vinda exclusivamente de leigos:
Xadrez visto como algo chato, monótono, tedioso.
As 3 qualificações levam praticamente a mesma conclusão:
Mesmice, falta de inovação, ausência de emoções, repetição.
Para as pessoas que praticam xadrez, ou possuem algum conhecimento considerável sobre o mesmo, sabem que tais definições não são aplicáveis. É praticamente impossível jogar uma mesma partida ( a menos que combine). Quantas não são as surpresas encontradas? Quantas não são as possibilidades? E para os praticantes de torneios, ou mesmo aqueles que já jogaram um, sabem que , enquanto estão “ali sentados”, “correntes” e mais “correntes” de adrenalina são lançadas em seu sangue, fazendo o ritmo cardíaco aumentar, suar frio e algumas vezes ficar agoniado. O fato de uma pessoa ficar nervosa ao perder uma partida ou mesmo ao jogar não significa dizer que isto é causado pelo xadrez. Na verdade isto é explicado pelo estado comportamental de cada um e não pela prática ou estudo “do xadrez”. Portanto, uma pessoa dizer que xadrez é chato pode ter duas explicações:
1.A primeira e mais comum, ela não conhecer. (o fato de saber os movimentos não significa dizer que o conhece)
2.A pessoa sofrer de algum problema psicológico de ordem aqui não interessada.

Logo, se para um, xadrez é arte, para outro jogo, outro esporte, outro ciência, ou mesmo esporte-ciência, todas as definições estarão certas e o que contará a partir daí é a proximidade que cada um tem com o mesmo.

Fonte utilizada: Dicionário Aurélio