Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O Xadrez das Cores

Entre os poucos filmes de xadrez que conhecemos, pelo menos aqui no Brasil, são pouquissímos os que temos acesso, e alguns desses não são "muito didáticos". Filmes como Os Cavaleiros do Bronx e Lances Inocentes são muito bons para se passar em sala de aula. Estes filmes abordam pontos estratégicos como superação, concentração, força de vontade, apoio (ou falta desse), entre outros. Outros como O Último Lance e Face a Face podem trazer conflitos de abordagem, até mesmo pelo enredo ao qual trabalham: geralmente uma criança habilidosa que entra em conflito por causa de algum problema familiar e busca refúgio no xadrez. Este recurso não é bem visto ao olhos de muitos e a criança é internada ou afastada dos tabuleiros. Pelo menos tentam. Entre os poucos filmes didáticos que podemos ter acesso, um deles chama atenção em especial. Na verdade não se trata bem de um filme, mas de um "curta", realizado inclusive por iniciativa da Petrobrás. O "pequeno filme" o Xadrez das Cores, de aproximadamente 22 minutos, com protagonistas ilustres como Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres e Zezeh Barbosa retrata curiosa divergência racial, ainda existente no Brasil. Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez. De execelentes bases de debate, o filme pode ser utilizado por professores de Língua Portuguesa, trabalhando interpretação e argumentação de seus alunos. Saliento que algumas escolas, públicas, receberam este riquissímo material educativo (há vários pequenos curtas, muitos dos quais abordam outros aspectos do xadrez). O grande problema é o armário da biblioteca para muitas vezes onde é lançado o DVD. Ali, não há como progressar. Para não se dizer quando estes vão direto para a lata de lixo. Espero que alguns professores que tenham acesso ao material o usem para tornarem suas aulas mais lúdicas, educativas e inovadoras. Os que não possuírem procurem pesquisar junto a Direção da escola, quanto ao material recebido para divulgação. Bons Trabalhos!!!

Para assistir ao filme clique aqui (carrega rápido com BandaLarga)

Clique aqui para ler o Projeto/sugestões (versão pdf)

Veja também http://www.curtanaescola.org.br/