Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Os fatores de Êxito

O seguinte comentário do ex-campeão mundial Alekhine é muito conhecido:
"Eu considero que há fatores necessários para o êxito. O primeiro de todos, um conhecimento de suas forças e fraquezas. Depois um conhecimento das forças e fraquezas de seu adversário, e finalmente, um objetivo mais alto que uma passageira satisfação. Eu vejo este objetivo como o desejo de conseguir os valores científicos e artísticos que colocam o xadrez a nível de outras artes".
Vamos considerar estes 3 fatores, começando pelo último. O leitor compreenderá a "duras penas" o que isto significa. Eu tive a oportunidade de ver justamente o contrário; Quando em um Palácio, um jogador dando uma exibição de simultâneas jogou uma peça rapidamente. Seu jovem oponente, desejoso de ganhar, a capturou e conseguiu elogios de seu treinador. Isso dificilmente pode se chamar de alto objetivo. Porém, nós conhecemos a entrega desinteressada de peças de um conjunto de destacados jogadores, para os quais a qualidade da partida que estão jogando é um fator mais importante que o resultado. Aqui é onde vemos a verdadeira importância de seus esforços, e este é um exemplo que todos nós deveríamos seguir.

"Quem não assume um risco, jamais ganhará uma partida" Paul Keres

Piense como un Gran Maestro (Pense como um Grande Mestre)

Alexander Kotov

Tradução e adaptação nossa.