Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Partida 11. O Fim!

Anand deixou pra jogar na sua última partida com as brancas 1.e4, movimento ao qual diz que é seu favorito. Kramnik, de certo, não poderia jogar Petrof, o que poderia levar a um posição de empate, então opta por 1...c5. A escolha de Kramnik é aceitável, ainda mais diante de sua situação. Entretanto a escolha da variante por kramnik, não foi das melhores. Uma linha dentro da Najdorf que se mostrou insuficiente. A posição de peões de Kramnik mostrou-se fraca, e sem compensações. Seu desenvolvimento era também inferior. Anand, com seu estilo característico, forçou a troca de damas e ofereceu empate a Kramnik em uma posição claramente superior, depois de apenas 24 movimentos. Essa, novamente, não foi uma boa atuação de Kramnik que não jogou a seu nível esse match. Anand, como precisava apenas de 1 empate, mantém seu título de Campeão do Mundo e nos deixa explícito ainda mais: Apesar de sua fraca atuação em Bilbao, ele ainda é o melhor enxadrista do Mundo! Anand abriu vários campos de estudo em posições do Gambito da Dama. Kasparov, em comentários ao Curso La Passion de Ajedrez, cita que a Variante Saesmich, Gambito da Dama, não é muito boa para as brancas. Anand, demonstra que isso não deve ser tomado como regra e derruba o chamado dogma de abertura como existia com o Contra-Gambito Falkeber, a Variante Panov-Botwinnik da Caro-Khan, a Variante Winawer da Francesa entre outras tanto, que uma hora estão em moda outras fora. Realmente, nem todos os jogadores entendem facilmente isso. As dificuldades trazidas por essas variantes, posições, são um tanto complexas o que demonstra a verdadeira essência do xadrez: o estudo contínuo. O xadrez pode ser comparado a Medicina, uma área onde os profissionais devem estar sempre atualizados, interligados com as novidades. Assim rege os príncipios do xadrez moderno. Para muitos o embate Kramnik x Anand foi uma decepção. De fato, Kramnik não jogou como esperavamos, mas há um lado bom neste match, o modo como Anand se recuperou de Bilbao e pôs fim a especulações, a abertura de campo de estudo em diversas posições, são exemplos disso. Parabéns a Anand e ao seu espírito de Líder!!!
Partida 11