Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Partida 10. Kramnik! O suspiro!

Assim que se joga! Kramnik vence de brancas e ainda respira!

Hoje, sem dúvida nenhuma foi até agora, o dia mais emocionante do match. Anand precisava apenas de um empate para manter o título, mas Kramnik conseguiu acertar seus planos. Kramnik de brancas jogou 1.d4, jogando sua poderosa Catalã ao qual Anand respondeu com uma espécie de ataque Ninzoindio.Essa partida foi muito mais que diferente. Em todas as outras do match, Kramnik teve problemas com o tempo (Anand também), chegando no lance 20 com 30 minutos ou menos. Mas, nessa Kramnik gastou apenas 9 minutos para realizar os primeiros 20 lances!!! Mais rápido que muitas partidas jogadas em modalidade clássico (30 minutos pra cada). Parecia que Kramnik conhecia a profundidade de cada posição, e isso foi tão verdade que bastou 29 lances para Anand desistir. Kramnik colocou esperanças para os milhões de admiradores dele e do xadrez. Proporcionando assim o que todos esperamos, um embate decidido nos mínimos detalhes e não com Anand com 3 pontos de vantagem como estava. Mas a situação de Kramnik é complicada, pois ele precisa VENCER as outras 2 partidas pra levar pro TieBreak. Um empate e Anand mantem seu título. Amanhã é descanso. Para Anand, tentar se acalmar e convencer-se de que o desesperado é Kramnik (e não ele). Para Kramnik tentar surpreender seu rival, como hoje, e jogar com toda a sua categoria, que nem quando derrotou Kasparov. E nós amantes do xadrez, só ganhamos com isso...

Partida 10 com análises