Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

sábado, 12 de setembro de 2009

Nova disputa entre Karpov e Kasparov!

Em comemoração aos 25 anos da primeira disputa entre Karpov e Kasparov pelo título mundial e ao nascimento do xadrez moderno na cidade de Valência, Espanha, um novo encontro entre esses dois gigantes do tabuleiro acontecerá este mês na referida cidade. A abertura do evento será no dia 21 e incluirá uma conferência com os dois jogadores, um festival de recepção e uma exibição com partidas simultâneas. A disputa terá início no dia 22 com duas partidas rápidas (25 minutos de reflexão e 5 minutos de acréscimo por lance). No dia 23, novamente serão jogadas duas partidas rápidas. As oito últimas partidas, todas reservadas para o dia 24, serão em formato relâmpago (5 minutos + 2 segundos por lance). A cerimônia de encerramento será no dia 25.
Embora Kasparov tenha se aposentado das competições e Karpov se mantenha apenas semiativo, há certamente uma grande expectativa em torno do novo encontro, sobretudo pela rivalidade existente entre os dois jogadores, considerada a maior já vista no tabuleiro. No total, foram cinco disputas pelo título mundial (1984, 1985, 1986, 1987 e 1990), todas ganhas por Kasparov, mas o cômputo revela um equilíbrio impressionante: 21 vitórias de Kasparov, 19 de Karpov e 104 empates. No final de 2002, em Nova York, os dois novamente disputaram uma série de partidas, mas em formato rápido, e dessa vez a vitória coube a Karpov (2,5-1,5).
De acordo com os organizadores do evento, Karpov e Kasparov mantêm a rivalidade intacta: ficarão hospedados em hotéis diferentes e não pretendem se encontrar antes da disputa.
Eis o vídeo oficial do evento:



Um comentário:

Jean disse...

Grande Bebeto! Será um belo duelo desses dois garndes titãs dos tabuleiros...