Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

sábado, 13 de junho de 2009

Curiosidades: Ironias, intelectos e absurdos!


A gravura mais antiga - Remonta a 3300 a.C, retirada do sarcófago do faraó Tutankámon e mostra mulheres egípcias jogando um jogo de tabuleiro.


Os romanos antigos conheciam o xadrez? No filme Ben-Hur, estrelado por Charlton Heston, aparece rapidamente um tabuleiro de xadrez ricamente marchetado. Os romanos, provavelmente, conheceram o xadrez através dos gregos; preferiam, porém, o jogo de dados.


A época áurea do xadrez - Ocorreu durante certo período da idade média quando eram permitidas visitas de cavalheiros aos quartos das damas, desde que fossem para jogar xadrez. O elevado número de nascimentos oriundos deste costume, contudo, chamou a atenção da igreja, que conseguiu a proibição de tal prática.


Índios enxadristas –Edward Lasker escreve: “O escritor portugûes do século XVIII, De Barros registra o seguinte fato: Diego López, comandante da primeira expedição portuguesa, ao chegar diante de Málaca em 1509, estava jogando xadrez com um dos seus homens, quando um índio da tribo dos Bataks subiu a bordo. Este reconheceu imediatamente o jogo e discutiu com López a forma das peças de xadrez usadas na sua tribo”!“ Idêntica constatação foi feita por um curador da Universidade de São Petersburgo, que foi ao norte da Sibéria, em 1895, realizar estudos etnológicos e verificou que todas as tribos - Samoyedes, Tungusianas, Yakuts - tinham entusiásticos jogadores de xadrez. Escreveu ele: "uma partida dura horas e muitas vezes não termina senão no dia seguinte. A excitação, não raro, leva os jogadores a aumentarem as suas apostas ao ponto de a derrota no jogo envolver a ruína absoluta do vencido. Para começar, apostam-se as renas; depois os cães; depois as roupas; em seguida, todos os bens de um homem; e no final, até mesmo as mulheres são apostadas…"


O invencível -Napoleão Bonaparte nunca perdeu uma partida de xadrez - acrescente-se que os generais e cortesãos tinham medo de ofender a sua vaidade, ganhando dele e mesmo os mais temerários quedavam-se estupefatos quando o "grande" corso mudava as regras do xadrez, em pleno jogo, a seu bel-prazer; apenas ele podia fazer tais modificações.


A proibição do xadrez pela Igreja Católica - Através de uma carta escrita em 1061 por Petrus Damiani, cardeal-bispo de Óstia, ao papa eleito Alexandre II, ficamos sabendo que "a loucura do xadrez" era considerada como uma das "vergonhosas frivolidades" proibidas pelo clero.


A proibição do xadrez pelo aiatolá Khomeini - "O jogo de xadrez é contrário à lei islâmica, declarou o imã Khomeini ao governador da província de Teerã, a 18 de dezembro de 1979. Por que? Porque "o xadrez torna o homem mau", "destrói o pensamento" e, "quando se joga muito, provoca desequilíbrio mental". Além disso, "o xadrez estimula o ódio e a agressividade ao adversário". "Quem insistir em jogar xadrez, deve ter os pulsos cortados"!


O campeão de maior cultura - Emanuel Lasker, campeão mundial durante 27 anos, doutor em Filosofia, Matemática e Física. Ele argumentou que a teoria de seu amigo Einstein, não seria provada enquanto continuasse impossível demonstrar que a velocidade da luz no vácuo é infinita(ele estava errado). Einstein escreveu um prefácio de um livro seu. Lasker escreveu peças de teatro, projetou reformas sociais em The community of future e, durante a primeira guerra mundial, inventou um tanque. Fez parte da equipe olímpica alemã de bridge. Ele foi forçado a adotar o xadrez como meio de vida depois que constatou que as cátedras das universidades alemãs lhe eram vedadas pelo fato de ser judeu.


A resposta mais contundente – No campeonato brasileiro de 1965, Mequinho , então com 13 anos, jogava contra Olício Gadia precisando apenas do empate para ser campeão. A partida foi suspensa na última rodada. Gadia vislumbrou uma possibilidade de empate de conveniência e fez a sugestão: "Proponho o empate." Mequinho: "E eu proponho o abandono!".


As decisões mais conservadoras - O GM norte-americano Tarjan, abandonou o xadrez para se tornar bibliotecário. Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade, posteriormente abandonou o xadrez e voltou para sua terra, para trabalhar como camponês.


A melhor justificativa para o enxadrista conquistense, Orlando Damasceno – De acordo com o Tratado de Xadrez de 1512, de Damiano, publicado em latim, a melhor resposta para 1-e-4 é 1…c-6!


Quem são os gênios? Na história do xadrez há três gênios: Fischer, Capablanca e Tahl" (Miguel Najdorf).


Os anti-semitas – Alekhine e, lamentavelmente, Fischer.
Enviada por Gilvan Quadros.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigos,

É com grande prazer que agora temos um espaço para os aficionados do xadrez, voltado a você que tem um blog ou que é um leitor assíduo, aqui nesta comunidade terá a oportunidade de ver os milhares de blogs de xadrez que a cada dia surgem neste mundo web.

Toda semana, o BLOGS DE XADREZ escolherá algum blog divulgado na comunidade e irá fazer uma menção com fotos e tudo mais no blog oficial da comunidade com fotos e tudo mais AQUI!

Link comunidade : http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91209257

Link blog ofcial: http://blogsdexadrez.blogspot.com/