Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Extraordinário Barão de Münchhausen

Um conto escrito em 1937 por E.Iavitch

barao_munchausen.jpgO petulante e orgulhoso barão de Münchhausen, que tinha derrotado- segundo ele - os jogadores mais fortes de sua época, e que seus próprios comentários triunfantes e tonitroantes haviam se tornado célebres, percebeu um dia que um desconhecido, no Café de la Régence, observava calado seu jogo “grandioso”, com um olhar algo reticente. “Eu me enfurecia com essa audácia e quis dar-lhe uma lição no tabuleiro.”O barão fez questão de jogar com o parceiro, apesar do jeito assustado deste e de suas repetidas recusas.

No entanto o pobre homem, muito amedrontado, consentiu, enfim, em sentar-se diante do tabuleiro. “Joguei com as brancas e aqui está a partida, que conduzi com vigor”, declara o barão de Münchhausen: 1-P4R- P4D; 2-P5R-P5D; 3-P3BD - P3BR; 4-PRxP - PDXP; 5-PxPR - PxP+; 6-BxP - BxP; 7-C3BR -C3BD;8-C3B-C3B;9- C2R -C2D; 10 -C3-4D- C3-4R. “Pensava que ia ganhar a Dama e joguei 11- C6R, mas meu terrível adversário, sem nada dizer, respondeu 11… C6D e, com tristeza, vi que estava em xeque-mate! (ver diagrama abaixo).

Partida 1 Leia Mais...

FONTE- CCX (CLUBE CONQUISTENSE DE XADREZ)

2 comentários:

Reinier Freitas disse...

Grande,

Muito bom a crônica e bastante atualizada. Aproveitando, tive que mudar o nome do blog que passar a ser chamado de Moglichess.

www.moglichess.blogspot.com

Abs

CLX disse...

Atualizado!!!