Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cubano quer conquistar o título mundial de xadrez-relâmpago


HAVANA, Cuba, 4 de novembro de 2008 – O enxadrista cubano Leinier Domínguez está a caminho da cidade de Almaty, no Cazaquistão, para disputar o Campeonato Mundial de Xadrez-Relâmpago, que ocorrerá nos próximos dias 7 e 8 de novembro.

Atualmente na 21ª posição da lista mundial e o único representante latino-americano da competição, Domínguez enfrentará um dos testes mais difíceis de sua brilhante carreira, já que medirá forças com alguns dos melhores enxadristas do mundo. Esta 4ª edição do torneio contará com a presença dos russos Alexander Morozevich, Peter Svidler e Alexander Grischuk e dos azerbaijanos Teimour Radjabov e Shakhriar Mamedyarov, além de Vassily Ivanchuk, Gata Kamsky, Rafael Vaganian, Vlad Tkachev e Judit Polgár, entre outros.

O atual campeão mundial da modalidade é o ucraniano Vassily Ivanchuk.

Fonte: Cuban News