Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Round 3. Anand o Grande!

Anand vence com pretas!

Desta vez os "galos" se encontraram cara a cara. Como no primeiro jogo, Kramnik jogando 1.d4,Anand novamente optou pela Defesa Eslava.Mas desta vez o passo acelerado de Kramnik que escolheu uma variante mais agressiva. Rapidamente entregues a uma batalha tática com contínua troca de golpes e de sacrifícios de peças. Por trás da complexa posição, por um primeiro momento, parecia que Kramnik tinha vantagem porque ele tinha dois peões a mais e passados!. Mas o seu rei estava mal posicionado e as peças pretas muito ativas. Com efeito, apesar de entrar em apuros tempo, Anand conseguiu converter sua vantagem posicional em uma vitória. Graças ao seu jogo forte e corajoso, Anand venceu um importante jogo, com peças pretas versus Kramnik e à frente por 2-1.

Novamente dois importantes fatores mostraram-se prepoderantes nessa partida.O primeiro, ambos não estão com medo de arriscar-se. 2, o tempo está sendo uma moléstia a ambos.Anand dessa vez conseguiu converter sua posição ativa em vitória com pouco mais de 1 minuto.
Sábado (amanhã) é a quarta partida.Com Anand de Brancas. Será que ele joga e4? Ou mantém seu jogo (1.d4) já que está tendo êxito?! Prefiro não me arriscar. kramnik agora deve sentar-se com Leko (seu treinador) e procurar entender o quê deu errado.O jogo de sábado promete!!!


G.M Yusupov analisando a partidaO público
Caso não consiga visualizar acesse o site da UEP

e tente um dos servidores lá dados.

Em breve disponibilizaremos as análises das partidas já jogadas.
Amanhã, comentários do G.M Levon Aronian