Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Jogo 2

Anand joga 1.d4, num jogo lutado de 32 movimentos

Vishy Anand surpreendeu o seu adversário Vladimir Kramnik - eo mundo -, com 1.d4 no seu primeiro jogo de brancas do Campeonato do Mundo em Bonn. A situação se tornou complicada e Anand começou pressionando por uma vitória. No entanto, problemas para o GM indiano (como o tempo) o fez aceitar o empate do seu adversário russo.

Segundas Impressões

G.M Levon Aronian

Que dia maravilhoso! Claro que todos nós podemos fingir que era uma "surpresa esperada" e que a escolha da abertura de Anand não leva a crer, por um instante, que há algo errado com a televisão ao vivo. Mas a realidade é: Anand chegou à Bonn para ganhar, e ele está disposto a assumir riscos, utilizando linhas Nunca feitas antes. E ele estava perto do sucesso no jogo 2.
A escolha de Kramnik, defesa Nimzovitsch, foi ditada pela lógica simples. {Não havia nenhum ponto para ele jogar o Defesa Eslava. Anand teve tempo claramente para estuda - lá a fundo, antes do jogo.} Anand, em troca respondeu com uma rara e ousada linha! Eu tenho jogado algo que seria considerado o menos provável de linha para ser jogado em um Campeonato Mundial igualar. Sua intenção de confundir o seu antagonista funcionou perfeitamente, como Kramnik, que estava a tentar evitar uma abertura armadilha, tentou avançar com novas idéias (que É uma tarefa difícil, em tais situações), e se encontrou num desagradável “Endgame”. E foi a partir daquele momento em que vimos um Kramnik totalmente diferente! Com manobras brilhantes conseguiu obter contra-ataque, diante de um sacrifício de peão, e a posição na qual os jogadores concordaram em empate, parece ser de “fio duplo”. Claro, para os “torcedores de xadrez”, ao redor do globo, teriam gostado de ver o embate continuar, mas obviamente, nenhum dos dois queria correr risco no apuro de tempo.
Um jogo muito impressionante por dois gigantes e, possivelmente, um convite para uma luta de total contato!