Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

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Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
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quinta-feira, 12 de junho de 2008

Xadrez nas escolas pode ser estendido a todo o país


A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e a Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério dos Esportes estão planejando implementar, em parceria com as secretarias de educação e as secretarias de esportes das 27 unidades da Federação, o Projeto Xadrez nas Escolas. A idéia é levar o ensino do jogo de xadrez como instrumento pedagógico nos projetos da rede oficial de ensino, já para o inicio de 2005, visando à diversificação das atividades e ao desenvolvimento dos alunos.
Em 2003, o MEC e o Ministério dos Esportes, em parceria com governos estaduais, levaram o Projeto Xadrez nas Escolas às redes municipais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). O projeto teve o objetivo de proporcionar aos alunos a aprendizagem do jogo, para avaliação quanto ao rendimento na aprendizagem das matérias.
Segundo a técnica em assuntos educacionais da SEB, Mirian Sampaio de Oliveira, em seis meses de experiência-piloto, o aumento da participação dos alunos, famílias e comunidade na escola foi significativo. “O xadrez combina aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional contribui para a memorização, raciocínio, resolução de problemas, imaginação espacial e criatividade”, diz Mirian.
Para a implementação do Projeto Xadrez nas Escolas nos estados basta a adesão das secretarias estaduais de educação e de esportes. Os custos serão divididos em quatro partes, entre os dois ministérios e as duas secretarias.
O MEC e o Ministério dos Esportes aguardam a confirmação do interesse das secretarias estaduais de educação e de esportes em aderir ao projeto, uma vez que o lançamento está previsto para o início do ano letivo de 2005. Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones (61) 2104-8650, com Miriam, 2104-9210, com Luciene, 2104-8507 e 2104-8517, com Carlos Alberto Xavier.

Cobre iniciativa na prefeitura de sua cidade!!!

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