Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Por que xadrez nas escolas?

Por que xadrez nas escolas?

Gérson Peres Batista

Quando fomos implantar o xadrez, no ano de 1994, nas escolas de S. S. Paraíso, fizemos uma reunião na Delegacia Regional de Ensino com os diretores de todas as escolas estaduais da cidade e via-se na fisionomia dos mesmos uma certa preocupação: por que xadrez nas escolas?
Naturalmente que, na época, a modalidade ainda não era muito conhecida na região e os questionamentos no sentido de se implantar uma disciplina não muito ortodoxa no ambiente escolar já era esperado. Hoje os tempos são outros e o xadrez já conquistou grande parte dos educadores, tendo plena aceitação e inclusive, constante apoio das autoridades para a sua massificação.
A idéia básica de se levar o xadrez até as escolas reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. Quem não precisa, por exemplo, adquirir uma boa memória para guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história? Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos? Sem contar que o xadrez oferece um ambiente ímpar para desenvolvermos nossa criatividade, sendo ainda um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.
Esses fatores, aliados a outros tantos (relacionados em um estudo que publicamos logo abaixo), têm contribuído para que grande parte das escolas do sul do Brasil, além de inúmeras no estado de São Paulo e também em diversas regiões do país, adotem o xadrez como disciplina obrigatória ou opcional.
Segundo Charles Partos, mestre internacional e professor do departamento da instrução pública do Cantão do Valais (Suíça), o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades:
1. A atenção e a concentração;
2. O julgamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10. A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.


Fonte: http://www.clubedexadrez.com.br/

Nenhum comentário: