Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

domingo, 26 de julho de 2009

Xadrez por Físicos...

Muitos físicos de renome apreciavam a arte do xadrez, como Einstein, Oppenheimer e Feynaman. Sempre houve metáforas desse nobre jogo com a própria vida. Como na famosa expressão do físico inglês Thomas Henry Huxley:

"O tabuleiro é o mundo, as peças são seus fenômenos e as regras são as leis da natureza".
Richard Feynmann também já fez esse tipo de comparação.
Segue abaixo um soneto sobre xadrez.

A vida em cada lance
Ah! Que duro Xadrez a minha vida
Essa luta – lúcida embriaguez...
Prometo à corte a batalha cortês
Eu sempre quero linda essa bebida
Que me tortura esta tensão vivida
Num recomeço, um lance a cada vez
Preso pela atenção nesse xadrez
Caíssa em cortesia me convida
Me embriago em pensamentos corretos
Equilibrado em tod’as minhas peças
Tonto, porém atento aos lances quietos...
Se me disperso, meu peão tropeça.
Todo de peças – meu corpo, completo!
Cada lance cai... em simples promessas...

Nenhum comentário: