Xadrez foi o tema de palestra na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo.
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Ales) recebeu, na passada 2ª feira (6/7), o professor de Educação Física e coordenador do projecto ‘Xadrez Pedagógico’, Charles Moura Netto, para falar sobre a iniciativa implantada há dois anos na cidade de Santa Maria de Jetibá.A Comissão quer enviar a proposta ao governador Paulo Hartung (PMDB) e ao secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa, para que o Espírito Santo seja o primeiro Estado da Federação a implementar um projecto que inclua o xadrez como disciplina da estrutura curricular básica das escolas públicas. A deputada Luzia Toledo (PTB) avalizou a proposta. “Fiquei entusiasmada porque no torneio de xadrez realizado no município os alunos estavam com um comportamento fantástico, uma disciplina exemplar. Isso mexeu comigo e acho que podemos ter um torneio dessa modalidade no âmbito do Estado. Adoptei a iniciativa do professor Charles”, contou.
Charles Moura Neto
Para o palestrante, a modalidade desportiva é pouco aprofundada no Brasil, mas uma série de pesquisas, a primeira datada de 1891 e publicada por Alfred Binet, comprova que o xadrez é um instrumento de ensino lógico, lúdico, de manifestação artística que estimula o pensamento coeso e crítico.“A condição de estar colocando para os alunos problemas que estimulam o senso crítico é muito importante para o desenvolvimento da inteligência, concentração e imaginação. Acredito que o xadrez é a arte de pensar. Você estimula a criança desde cedo a ter senso crítico, a pensar nos seus actos e nas consequências”, explica o professor.O município de Santa Maria de Jetibá registou um crescimento de mais de 18%, depois da implantação do programa no município, na meta do Índice de Desenvolvimento Escolar Básico (Ideb), em várias disciplinas, incluindo Português e Matemática.Lido no sítio da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo [Brasil]. Agradeço a Orlando Silvestre da FESMAX, esta informação.
A deputado Luzia Toledo enviou ao governador Paulo Hartung (PMDB), um projecto de lei que recebeu parecer de inconstitucionalida de na Comissão de Justiça e foi vetado por vício de competência.
A deputado Luzia Toledo enviou ao governador Paulo Hartung (PMDB), um projecto de lei que recebeu parecer de inconstitucionalida de na Comissão de Justiça e foi vetado por vício de competência.
deputada Luzia Toledo
A proposição dispõe sobre a inclusão na grade escolar das escolas da rede pública do Estado de aulas de xadrez.«O Ministério do Desporto já convidou o professor Charles Moura Netto a participar de um grupo de trabalho, em nível nacional, para preparar um projecto de criação de Xadrez Pedagógico para ser implantado em todo o País enquanto ferramenta desportiva, que desenvolve a inteligência e o raciocínio lógico, auxiliando, assim, no aprendizagem educacativa», finaliza Luzia Toledo.
Ler, nesse sentido, Deputada encaminha Indicação para análise do Governo, no sítio da Assembleia Legislativa de Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário