Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

sábado, 11 de julho de 2009

Debate sobre Educação e Xadrez

Xadrez foi o tema de palestra na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Ales) recebeu, na passada 2ª feira (6/7), o professor de Educação Física e coordenador do projecto ‘Xadrez Pedagógico’, Charles Moura Netto, para falar sobre a iniciativa implantada há dois anos na cidade de Santa Maria de Jetibá.A Comissão quer enviar a proposta ao governador Paulo Hartung (PMDB) e ao secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa, para que o Espírito Santo seja o primeiro Estado da Federação a implementar um projecto que inclua o xadrez como disciplina da estrutura curricular básica das escolas públicas. A deputada Luzia Toledo (PTB) avalizou a proposta. “Fiquei entusiasmada porque no torneio de xadrez realizado no município os alunos estavam com um comportamento fantástico, uma disciplina exemplar. Isso mexeu comigo e acho que podemos ter um torneio dessa modalidade no âmbito do Estado. Adoptei a iniciativa do professor Charles”, contou.
Charles Moura Neto
Para o palestrante, a modalidade desportiva é pouco aprofundada no Brasil, mas uma série de pesquisas, a primeira datada de 1891 e publicada por Alfred Binet, comprova que o xadrez é um instrumento de ensino lógico, lúdico, de manifestação artística que estimula o pensamento coeso e crítico.“A condição de estar colocando para os alunos problemas que estimulam o senso crítico é muito importante para o desenvolvimento da inteligência, concentração e imaginação. Acredito que o xadrez é a arte de pensar. Você estimula a criança desde cedo a ter senso crítico, a pensar nos seus actos e nas consequências”, explica o professor.O município de Santa Maria de Jetibá registou um crescimento de mais de 18%, depois da implantação do programa no município, na meta do Índice de Desenvolvimento Escolar Básico (Ideb), em várias disciplinas, incluindo Português e Matemática.Lido no sítio da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo [Brasil]. Agradeço a Orlando Silvestre da FESMAX, esta informação.
A deputado Luzia Toledo enviou ao governador Paulo Hartung (PMDB), um projecto de lei que recebeu parecer de inconstitucionalida de na Comissão de Justiça e foi vetado por vício de competência.
deputada Luzia Toledo
A proposição dispõe sobre a inclusão na grade escolar das escolas da rede pública do Estado de aulas de xadrez.«O Ministério do Desporto já convidou o professor Charles Moura Netto a participar de um grupo de trabalho, em nível nacional, para preparar um projecto de criação de Xadrez Pedagógico para ser implantado em todo o País enquanto ferramenta desportiva, que desenvolve a inteligência e o raciocínio lógico, auxiliando, assim, no aprendizagem educacativa», finaliza Luzia Toledo.
Ler, nesse sentido, Deputada encaminha Indicação para análise do Governo, no sítio da Assembleia Legislativa de Espírito Santo.

Nenhum comentário: