Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Caic do Núcleo Bandeirante agora é escola modelo da rede pública


Caic do Núcleo Bandeirante agora é escola modelo da rede pública Xadrez, primeiros socorros, ética música e boas maneiras passam a ser disciplinas obrigatórias. Objetivo é desenvolver e fortalecer valores de cidadania e solidariedade nos alunosBRASÍLIA (ABN NEWS) - O projeto pedagógico Escola Modelo começou a funcionar nesta segunda-feira (25) no Caic do Núcleo Bandeirante. A partir de agora, xadrez, primeiros socorros, ética música e boas maneiras passam a ser disciplinas obrigatórias para 130 estudantes do terceiro e quarto ano.O modelo já atende 1.180 estudantes de seis escolas com educação integral. Até 2010, 150 escolas irão aderir ao modelo. A expectativa da Secretaria de Educação é de que o projeto eleve a média escolar do DF de 4.2 para 5. Além do Caic, o projeto já funciona em duas do Plano Piloto, duas no Riacho Fundo, e uma no núcleo rural Pipiripau, em Planaltina. O programa foi criado a pedido do governador José Roberto Arruda com o objetivo de enriquecer o conteúdo escolar e trabalhar a formação humanística dos alunos. O gerente do programa, professor Afonso Brito, explica que o novo método deverá fortalecer valores de solidariedade, formação ética e o exercício da cidadania. “Queremos formar não apenas alunos, mas cidadãos de bem, de caráter, com espírito cívico e uma visão crítica da vida” explicou. Além das novas disciplinas, os alunos agora participam de um novo sistema de avaliação surpresa. Brito explica que o método já deu bons resultados e reduziu índice de reprovação no ano passado de 40% para 10% onde foi aplicado. “Pesquisas mostram que 90% dos alunos estudam apenas na véspera da prova. Essa avaliação faz com eles fiquem mais atentos e estudem mais”, detalhou.Para botar o novo sistema em prática, a Secretaria de Educação investiu em cursos de formação para os monitores professores nas áreas de primeiro socorros, música, xadrez, canto coral, artes visuais e teatro. Além disso, a secretaria elaborou e imprimiu três mil apostilas que servem de material didático para os alunos.



enviado por xadrez_ms@hotmail.com.
Envie-nos também sua matéria: clx_ba@yahoo.com.br

Nenhum comentário: