Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Comunicado da CBX

A CBX (Conferação Brasileira de Xadrez) informa:

Comunicado CBX nº 285 - ACORDO NA ELEIÇÃO PARA O PROGRESSO DO XADREZ DO BRASIL

São Paulo, 24 de dezembro de 2008

“ A CBX recebeu email, seu método de comunicação oficial, do GM Giovanni Vescovi, informando a retirada de sua candidatura à Presidência da CBX, restando apenas uma chapa inscrita, cujo candidato a Presidente é o Presidente da Federação Espírito Santense de Xadrez, Pablyto Robert.

A esse respeito o Presidente da CBX tem a fazer os comentários abaixo.

Primeiramente, quando em conversação discutimos a eleição, e fomos informados da decisão que o GM Giovanni tomara, ficamos ìntimamente satisfeitos por ele. Presidir a CBX não é tarefa fácil, pois além de grande tempo aplicado, por várias razões é necessário intervir em muitas disputas, algumas totalmente legítimas, e outras, no nosso caso a que tomou mais tempo, e mesmo nos fez desistir de continuar, ilegítima.

Ora, o GM Giovanni é o nosso GM com maior rating, com uma performance extraordinária em uma década e meia de campeonatos brasileiros, mas ainda jovem e em condições de muito dar ao xadrez do Brasil, como jogador. Perdê-lo para a administração seria uma grande pena.

Temos uma especial simpatia pelo Giovanni, por o termos acompanhado desde muito jovem, colega que foi de nosso filho menor no colégio.

Assim dissemos então a ele que um jovem como ele seria prejudicado se assumisse um encargo tão pesado, quando ele tem outras aplicações importantes em sua vida, e que ficavamos até aliviados. Devemos dizer que muitas pessoas pensavam assim.

É claro que ele teria sido um excelente Presidente, sem dúvida alguma.

Acontece que também temos um outro excelente candidato, o advogado Pablyto Robert, que, com muito esforço, tornou o Espírito Santo um centro dos mais movimentados do xadrez brasileiro, num estado que não era dos mais representativos. Especialmente no início do nosso período, tivemos muitos contactos, discutimos muitos itens, e pudemos apreciar o empenho do Pablyto nos problemas do desenvolvimento local e nos do Brasil. Em alguns casos trocamos longos e seguidos emails, em pontos que hoje até parecem menores, e sempre observamos respeito, firmeza, correção e aplicação. Se nem sempre concordamos, sempre procuramos uma solução que acomodasse seus pleitos, pelo menos parcialmente, dada a legitimidade de propósitos e as evidentes boas intenções com que eram apresentados. Por isso o Pablyto cresceu muito na admiração que temos por ele, além da decorrente da movimentação que fez em seu estado.

Portanto, a CBX e o xadrez brasileiros estão de parabéns. Preservamos o nosso GM podemos dizer principal, pelo rating, e ganhamos, se tudo correr de acordo como é previsível dentro da nova realidade, um excelente Presidente. Eu acho que presenciamos um término de ouro para nosso período.

Mas essa é uma excelente oportunidade para que a CBX passe a um etapa melhor. Claro que há posições diferentes, e até havia duas chapas, que como sempre ocorre disputam com fervor a eleição. No passado houve eleições mais acirradas e algumas diferenças mais sérias ficam, às vezes. O importante nesses casos é que a administração seja imparcial e executada com equidade. Nós procuramos fazê-lo, e a não ser no caso em que a CBX não recebeu sua quota parte, aliás o único torneio em que isso ocorreu em quatro anos, mantivemos um relacionamento perfeito com todas as Federações, todas foram igualmente apoiadas, e de todas recebemos apoio. É importantíssimo que isso continue ocorrendo, pois essa fase organizada e equânime permitiu um enorme progresso e uma tranqüilidade que há muito não se via na CBX. E muitas federações estaduais progrediram.

Combinamos com o Pablyto que, confirmando-se sua eleição segunda feira, no prazo máximo de três meses seria realizada uma Assembléia com o fim específico de constituir estatutariamente um Conselho, cuja finalidade não seria diminuir o presidencialismo da CBX, mas sim fazer recomendações, se necessário. Nós encaramos esse Conselho mais como apoio ao Presidente, e gostaríamos que ele nunca precisasse fazer uma recomendação, mas que o Presidente procurasse ouvi-lo quando houvesse uma causa maior. Do Conselho participariam ex-presidentes da CBX e um representante dos GMs. Devemos dizer que o Pablyto considerou essa fórmula bem-vinda, e, dessa forma, concordamos em continuar a apoiar o xadrez do Brasil, como fazemos desde 1974, tanto participando do Conselho, quanto administrativamente, se e onde o novo Presidente julgar conveniente, quanto em patrocínios, onde possível.

Pensamos que se chegou a uma boa solução. Preservamos nosso melhor jogador por rating, e os GMs, já dissemos uma vez, são os nossos heróis, ganhamos um excelente Presidente, e temos uma oportunidade de melhorar o relacionamento interno, com uma administração dedicada, honesta e imparcial."

Sergio Silva de Freitas
Presidente da CBX

Fonte: www.cbx.org.br