Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Round 5. A pancada!


Quando comecei a assistir a partida, transmitida ao vivo pela UEP, tomei um susto e pensei que estava vendo a partida 3. Devo ter clicado no link errado pensei. Mas, quando observei e a confirmação só veio no lance 16, pude constatar que Kramnik de brancas repetiu os 15 primeiros lances da partida 3. Modificando a partir desse. Bem, será que Kramnik focou com Leko nessa posição e a julgou melhor? Hoje pude constatar que dificilmente Anand perderá esse match. Seu modo de jogar e sua determinação o consagram. Kramnik obteve uma vantagem aparente, mas logo Anand o arrasou. Com um modo brilhante e simples de jogar Anand deve ter conseguido o respeito e arrisco a dizer que conseguiu fazer que muitos dos admiradores de Kramnik mudassem de opinião quanto ao vencedor desse duelo. Agora Anand está com 3,5 e Kramnik com 1,5. Hoje (segunda) foi a quinta partida. Só faltam 7. Amanhã mais uma.


Comentários G.M Levon Aronian

perplexo?! assustado?! que sentimento ronda Aronian?!


Anand, o Bravo! Não são muitas as pessoas a repetir a mesma linha arriscada contra Kramnik, mas ele fez exatamente isso. E sua abordagem foi muito bem confiante. É sabido que Anand gosta de picantes posições, e com adversários menos qualificados que ele anda em uma corda apertada, tático sem um medo. Mas ao fazê-lo no páreo para o maior troféu? Ele convoca o espírito de grande ajuda de Mikhail Tal dele? Não há outra explicação que não existe algo de mágico ou surreal acontecendo em Bonn. Sem dúvida Kramnik vai transformar em breve também. Então, espero que este incrível circo possa continuar. O mais interessante ainda é mostrar à frente do programa!

Partida 5

Cobertura ChessBase

Análises do G.M Milos. Veja a opinião do Grande Mestre Brasileiro sobre as cinco primeiras partidas. Clique aqui