Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Tá chegando a Hora...

Faltam 20 dias para início do Campeonato Mundial de Xadrez. E a grande espera se concentra entre Anand, atual campeão do Mundo e Kramnik, ex-campeão mundial e principal desafiante. Enquanto Kramnik possui um dvd contando sua história "Meu Caminho para o topo", lançado no final de 2007, Anand já lançou o segundo ("Minha Carreira vol 1 e 2 ").
Após a grande fatura de Dvds do ex-campeões mundiais, Kasparov e Kramnik o ChessBase resolveu lançar um documentário estrelando o atual campeão do Mundo Viswanathan Anand. Este primeiro DVD da série, Viswanathan Anand: Minha Carreira (Volume 1), destaca jogos de Anand (1984-1999) e tem um duração de 3 horas, 48 minutos. "Vishy" nasceu em Madras, na Índia em 11 de dezembro de 1969. Ele era considerado um prodígio no xadrez em uma idade muito jovem e fala sobre o seu início, no xadrez, no segundo vídeo-clip no DVD (Viswanathan Anand: Minha Carreira (Volume 2)):

captura de cena, mostrando Anand comentando sua participação no xadrez quando ainda era um jovem rapaz.


"Minha irmã encontrou um clube do xadrez nas proximidades, quando eu tinha 7 anos. Era chamado de xadrez Tal clube, em Madras.Inicialmente, foi bastante intimidante. Havia apenas um bando de velhos jogando xadrez, mas finalmente eu peguei o jeito.
"Alguns anos mais tarde meu pai ficou hospedado em Manila, nas Filipinas, em 1979, logo após o jogo Karpov-Korchnoi em Baguio.Houve uma 1 hora de xadrez exibidas na televisão todos os dias.Minha mãe iria gravar o jogo com caneta e papel e depois jogá-la comigo quando eu chegasse em casa, da escola.E nós também iriamos resolver os enigmas. Solucionando eventualmente muitos dos enigmas que eles me convidaram para apresentação em uma estação de televisão.Cada vez que eu resolvia um enigma me davam um livro grátis. Eventualmente eles me disseram para vir aqui e ter todos os livros que eu queria, mas que por favor não deixasse de resolver os enigmas!"


Anand a comentar seu jogo contra Kaidanov


Na tela acima, Anand está mostrando uma posição de um jogo entre ele e Gregory Kaidanov de Moscou em 1987. Vishy, jogando de pretas, diz que sentia tudo sob controle e não viu compensação para as Brancas pela peça sacrificado. No entanto, Kaidanov na próxima jogada fez um golpe inesperado: 1.Qxf7 +!! 1-0 E de repente o jogo foi de mais de 1 ... Rxf7 pois é preenchido por 2.Ng6 + Kg8 3.Rh8 #.

Os Críticos do ChessBase atribuíram numa escala de 0 a 10 nota 8,5 pelo documentário!

Vishwanathan Anand: My Career Volume 1 Minha carreira Volume 1

Veja Matéria original no Chessbase (em inglês)