Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Bilbao perspectivas

Hoje sem sobra de dúvidas foi o dia mais emocionante até agora da Final em Bilbao. Todas as partidas chamaram atenção, mas 1 em especial foi realmente magnífica. Aronian de brancas jogou contra Anand e sua eslava. Quando todos nem esperavam Aronian sacrificou a qualidade para apoiar seu peão da torre passado. Sem dúvida nenhuma o sacríficio mexeu com Anand que forçou a troca de bispos das casas claras debilitando sua estrutura de peões da ala do Rei. Aronian conduziu a partida de forma espetacular, fazendo Anand devolver a qualidade e o jogo terminou empatado.Destaque para o tempo de Anand, 3 minutos contra 17 de Levon. Radjabov e Invachuk empataram com repetição em uma posição muita complexa, e tempo também 1 minuto do primeiro contra 2 do segundo. Carlsen em sua partida contra Topalov sacrificou o peão de b4 para manter os seus dois peões centrais. Parece que ele subestimou Veselin que conseguiu derrubar qualquer perspectiva de Carlsen vencendo o garoto prodígio. Foi Topalov também o único que quando indagado sobre Carlsen ser o novo número 1 do mundo este respondeu que o garoto norueguês tinha boas chances de desbancar Anand em um futuro próximo. Veselin agora é o novo líder com 5,0 pontos seguido de Carlsen com 4,0 e Anand, Radjabov e Invanchuk com 3,0. Em último Aronian com 2,0 mas depois de hoje tem promete se superar...

Cobertura