Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Bilbao-2008 Conclusões

Bilbao este ano trouxe algumas surpresas. Não houve invictos. Todos perderam pelo menos 2 vezes. Surpresas a parte a grande decepção foi a "pobre" atuação do atual campeão mundial, Anand, com 8 empates e 2 derrotas. O único que não venceu e último colocado no torneio. Aronian perdeu suas 2 partidas contra Carlsen. Uma possível "pedra no sapato"?! Ivanchuk deve ter surpreendido muitos, será que ele esperava? Veselin Topalov com 5 empates, 2 derrotas e 4 vitórias venceu. Seu jeito característico o consagra. Famoso também pela modéstia (?!). Será que ele pretende retomar a coroa?! Um possível triângulo: Anand, Kramnik e Topalov, ou um quarteto: Anand, Kramnik, Topalov e Carlsen, ?. A disputa pelo cetro não possui um que disparou na frente. O certo é, Anand deverá trazer um jogo mais ofensivo e inovador se quiser manter-se como Campeão do Mundo e 1º da Fide. Não se pode dizer que as partidas do torneio deleitaram a todos, a exceção de Aronian x Anand e Carlsen x Radjabov. Certo grau de complexividade tomou conta das mesmas. Uma linha em moda da escocesa foi escolhida por alguns, inclusive por Anand que na única partida que a jogou perdeu frente ao inspirado Aronian. Enfim, Bilbao trouxe comemorações a uns, planejamento a outros e dor de cabeça a Anand...