Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

II Aberto Taioberense de Xadrez

Por Jean Monteiro

Nos dias 02 e 03 de agosto aconteceu em Taiobeiras-MG, o II Aberto Taioberense de Xadrez. Sob organização de Evandro Batista e Arbitragem de Ivan Abade de Vitória da Conquista-Ba. O aberto contou com a participação de representantes de diversas cidades de MG como: Belo Horizonte, Venda Nova, Janaúba, Montes Claros, Pedra Azul,Taiobeiras e da Bahia: Vitória da Conquista e Livramento. Com sistema suíço em 7 e controle de 30 minutos, o grande vencedor Rafael Pena venceu com 5,5 empatado com o 2º e 3º colocados também com 5,5, prevalecendo este pelos critérios de desempate estabelecidos no regulamento, o que demonstra o nível de disputa em tal torneio. De exemplo de união entre os mais diversos enxadristas o evento proporcionou emoções a muitos competidores. Surpresas também foram observadas no decorrer dos jogos e fora destes também. O que mais me chamou atenção no decorrer do aberto, entretanto, foi à participação do extraordinário exemplo de enxadrista, ao qual tive oportunidade de enfrentar. O grande Crisolon sem dúvida nenhuma foi à estrela que chamou atenção de todos e que pode abrilhantar o evento. Jogou de igual para igual com seus adversários e sempre mostrou espírito de competição e respeito, que infelizmente muitos jogadores de “alto nível” esquecem. Crisolon possui deficiência visual o que lhe impede de poder ver pro tabuleiro. Para jogar ele substituiu a visão pelo tato, jogando em um tabuleiro especial, sendo que os lances eram reproduzidos em outro tabuleiro (no qual o adversário jogava). Ele mostrou o mais incrível e que para mim serve de orgulho como enxadrista: Todos podem jogar Xadrez e este serve de instrumento para novos amigos. O xadrez é jogado com a mente!. Uma máxima que derruba todas as dogmáticas retóricas de que o xadrez é um simples jogo ou ainda dos que o comparam com jogos de azar, impedindo até mesmo seus filhos de praticarem. Pude representar minha cidade, e estou contente por ter participado. Espero que este seja um início glorioso para o xadrez Taioberense e que este seja só um dos vários abertos que eles possam realizar e que com certeza contará com a presença de extraordinários jogadores. Enfim, gostaria de parabenizar Evandro, que desde que o conheci, sempre percebi uma paixão pelo xadrez digna de poucos. Quero agradecer também ao pessoal de Conquista, com o qual viajei para Taiobeiras e a todos os enxadristas pela sua participação em tal Evento. Até o próximo!!!

Classificação Geral
Fotos

Nenhum comentário: