Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

terça-feira, 1 de julho de 2008

Você sabia?

Os primeiros relógios de xadrez eram relógios de areia.

O primeiro match jogado com limite de tempo foi entre Anderssen e Kolisch em 1861. Os jogadores tinham que fazer 24 jogadas em 2 horas.

Durante a revolução americana, os colonos tentaram renomear o Rei, a Dama e o Peão como Governador, General e Pioneiro.

O primeiro Campeonato Mundial de xadrez oficial foi celebrado em 1886 entre Wilhelm Steinitz e Johann H. Zuckertort e foi vencido por Steinitz, que se converteu assim no primeiro Campeão Mundial de Xadrez. O xadrez foi então o segundo esporte na História a ter um Campeão Mundial (o primeiro foi o Bilhar).

Wilhelm Steinitz foi o Campeão Mundial mais velho da História. Tinha 58 anos quando perdeu o título frente a Emanuel Lasker em 1894.

Leia mais...