Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ser tão Sertão


Cinqüentenário de publicação de Grande Sertão: Veredas, obra-prima de João Guimarães Rosa, é um bom motivo para entrar no universo mágico do autor mineiroAo escrever sobre uma grande personalidade, surge uma tentação poderosa: a de logo emplacá-lo em um ranking de "o mais importante de seu tempo", "o dos melhores de sua área de atuação" ou qualquer outra catalogação que ajude o leitor a entender a relevância da obra e do criador em questão.

(...)

Foi esse interesse que o empurrou para a diplomacia, carreira que abraçaria após abandonar a medicina. "(...) Repugna-me qualquer trabalho material", dizia. "Só posso agir satisfeito no terreno das teorias, dos textos, do raciocínio puro, dos subjetivismos. Sou um jogador de xadrez. Nunca pude, por exemplo, com o bilhar ou com o futebol." (...)