Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Projeto xadrez nas escolas do Rio de Janeiro

Uma notícia importante para quem gosta e acredita no xadrez como esporte e também no apoio ao processo educativo:



“Ao derrubar, por unanimidade, o veto do governador Sérgio Cabral ao projeto de lei 73/07, nesta terça-feira (10/06), a Assembléia Legislativa do Rio garantiu a implementação do Programa Estadual de Aprendizagem do Jogo de Xadrez (PAX) em toda a rede pública estadual de ensino.

De autoria do deputado Marcelo Simão (PHS), o projeto será novamente enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá dois dias para promulgar a matéria ou o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), promulgará.

“A importância da proposta está na tentativa de levar aos estudantes da rede pública estadual um instrumento que potencialize o aprendizado, através do desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade. A proposta não é dispendiosa e é viável”, afirma o autor.
Para Simão, o xadrez é mais do que um jogo, é uma ferramenta de aprendizado. "Queremos que nossas escolas sejam capazes de utilizar todos os mecanismos possíveis para melhorar a aprendizagem. O xadrez será um desses instrumentos, já que é um recurso capaz de desenvolver nos jovens a capacidade de concentração, planejamento de ação, raciocínio lógico e memória", afirmou o deputado.
Segundo o texto, o Governo ficará incumbido de promover a divulgação, junto às escolas públicas estaduais, dos benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio, além firmar convênios com clubes, associações e federações que pratiquem a atividade do jogo de xadrez, para a difusão da prática nas escolas públicas estaduais”.

Nenhum comentário: