Pesquise no Blog "Diante do tabuleiro, a mentira e a hipocrisia não sobrevivem por muito tempo. A combinação criadora desmascara a presunção da mentira, os impiedosos fatos que culminam no mate, contradizem o hipócrita." - Emanuel Lasker - Xadrez é vida, é sorte, é azar. É jogar, se esconder, se divertir, rir, mentir, suar, matar, capturar. Com o xadrez aprendemos a ser felizes; com ele, podemos aprender a viver; ganhamos, perdemos, mas JOGAMOS; para um grande enxadrista não basta apenas JOGAR, mas é necessário GANHAR! Como Kasparov sempre dizia: o mestre só se torna um mestre a partir de mil derrotas e meia vitória, pois assim ele aprende a ter dignidade e ser capaz de ver os lances, prever os lances. Um mestre só se torna um mestre quando obtêm mil derrotas pensadas, mas ele se torna um burro quando não quer pensar e para de jogar.

Xadrez = Arte

Xadrez = Arte
"A vida é uma eterna partida de xadrez. Quando a gente não tem a iniciativa A oportunidade passa e você perde a vez."

Vídeos

Milton Matone nos envia vídeos inéditos de torneios, mestres e demais eventos de xadrez. Postados no Youtube formam uma verdadeira biblioteca visual enxadrística.
Veja os vídeos

quinta-feira, 15 de maio de 2008

O Xadrez e a Guerra Fria



A ascensão e queda do xadrez no século 20 estiveram vinculadas à guerra fria e ao investimento da URSS no jogo. Sem a atmosfera ameaçadora daquela era, foi dissipada grande parte do capital em volta do xadrez em um período de mais de uma década


URSS e Eua estiveram durante a Guerra Fria em uma disputa para ver quem era o melhor: Na corrida espacial; Na expansão bélica; Na conquista por simpatizantes; e no Xadrez!!! A primeira vitória nesse conflito foi incrivelmente no Xadrez e dos EUA, com Bobby Fischer. A definição para Guerra Fria como uma "Guerra de Palavras", ou ainda um "Conflito de Nervos", era o mais puro retrato, tanto no tabuleiro como fora dele. (Leia mais...)